quarta-feira, 28 de julho de 2010

Boole

O BOOLE

    Os alunos devem montar a cena de acordo com a história.Os desafios são resolvidos com cartas, que, sendo um material concreto e manipulável, ajudam a organizar as informações e formular hipóteses solucionando os enigmas.

Vantagens do Boole


O jogo ajuda a criança a:




- Organizar o pensamento, selecionar as prioridades e resolver as questões.
- Estimular a criatividade e a auto-estima na medida em que se vence os desafios.
- Interpretar as questões e enunciados com coerência e entender aquilo que lê.
- Se acostumar a resolução de situações problemas considerando hipóteses.


- Desenvolver a estruturação de pensamento.
- Vencer as dificuldades que têm na leitura e na compreensão. 

     As histórias, no início, são contadas pelo professor, linha a linha, e os alunos devem montar com as cartas, para chegar à solução. Quando as crianças aprenderam a jogar, podem elaborar cartas e histórias. Para conhecer melhor o Boole, visite o site: http://www.jogosboole.com.br/
  
     Essas cartas e  histórias foram criadas por mim, baseado na palestra promovida em minha escola e no material que adquiri. Espero que gostem do jogo!!!

cartas:

histórias:
    O professor deverá ler as três afirmações. Os alunos vão montando, enquanto o professor lê. Depois devem responder as perguntas. A solução de cada história está no final, onde diz: "cartas".
  Nessas histórias, não são usadas todas as cartas ao mesmo tempo. Fiz jogos com personagem-brinquedo-comida, personagem-animal-comida. Ainda tenho outras histórias para postar. Gostaria de saber o que acharam do jogo e das histórias!!!

       Para quem não conhece o Boole, pode jogar a versão demonstrativa que tem na internet: http://www.jogosboole.com.br/flash/jogovermelhodemo.swf




7 comentários:

  1. Ivana,
    simplesmente genial! Adorei o jogo. Sou super fã do Boole mas faz um tempinho que não o utilizo. Já separei a atividade para fazer com meus pequenos alunos. Depois conto como foi e publico láno Bloguinfo.
    Super beijo
    Sintian

    ResponderExcluir
  2. Ivana-do-céu!!!!

    Adorei essa sua ideia! Adoro tudo o que vc cria!!! Vc é genial, amiga!!!!

    Me perdoe, sei que tava te devendo um comentário, mas minha net tava lentaaaa, agora voltou ao normal!!!

    Seu blog está divino!!!!!

    Um super beijo!!!

    Karol M. de Souza
    (sugestões de atividades escolar)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esta atividade, fiz com uma turma de 5 anos. Bacana

    ResponderExcluir
  4. Ivana, Primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu blog, cada vez mais você se aperfeiçoa. Glorifico a Deus pela a sua vida. Que Deus continue lhe dando sabedoria, pois sou abençoada com o seu trabalho. Tenho divulgado na escola onde trabalho, e todos ficam encantados.
    Um grande beijo,
    Denise Constantino.

    ResponderExcluir
  5. Visitei sem blog por acaso mais gostei muito. Sabe que nunca tinha ouvido falar neste jogo boole e achei super interessante.

    ResponderExcluir
  6. Nossa nunca te ouvido falar deste jogo booler. estou tentando aprender

    ResponderExcluir
  7. Os Jogos Boole foram criados pelo meu pai, Procópio Mello, professor de matemática, que em sala de aula percebeu que os alunos tinham dificuldade de pensar e não exatamente de aprender conteúdos. Como todos que se dedicam a educação, é uma dificuldade conseguir divulgar essas ideias. Com o falecimento dele em 2008, a família segue produzindo e elaborando novos materiais para aqueles que entenderam e apreciam suas ideias. Por isso, parabenizo a Ivana pela iniciativa e agradeço por reconhecer a autoria desse trabalho.Em nosso site, quem se interessar poderão encontrar todos os demais produtos. (www.jogosboole.com.br)

    ResponderExcluir